ÓTIMO TERENO COM 350M², LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA PRÓXIMO AO SHOPPING ANÁLIA FRANCO E FUTURA LINHA DO METRÔ.INAUGURADO EM NOVEMBRO DE 1999, NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO, O SHOPPING ANÁLIA FRANCO TRAZ PRATICIDADE E ESTILO PARA OS MORADORES, E CONTRIBUIU PARA A VALORIZAÇÃO DA REGIÃO, QUE CRESCEU EM SEU ENTORNO. A CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E O CUIDADO COM A AMBIENTAÇÃO SÃO UM DOS ATRATIVOS, ALÉM DOS EVENTOS REALIZADOS, SERVIÇOS PRESTADOS, MIX DE LOJAS E ALIMENTAÇÃO, O QUE O TORNA UM LOCAL ACONCHEGANTE E SOFISTICADO. O SHOPPING ANÁLIA FRANCO POSSUI 402 LOJAS, 44 OPÇÕES DE ALIMENTAÇÃO, 9 SALAS DE CINEMA (TRÊS SALAS 3D), E MAIS DE 4 MIL VAGAS DE ESTACIONAMENTO COBERTO. AS LOJAS ÂNCORAS TAMBÉM EXPRIMEM O CONCEITO DE QUALIDADE DO SHOPPING, QUE ABRIGA MARCAS COMO ZARA, , FAST SHOP, C&A, RENNER, RIACHUELO, CENTAURO ESPORTES, SARAIVA MEGA STORE, COMPANHIA ATHLETICA, UCI CINEMAS, TOK&STOK ENTRE OUTRAS. A PROMOÇÃO DE EVENTOS ESPECIAIS E DIFERENCIADOS, COM APELO INFANTIL, CULTURAL OU DE MODA, É MAIS UM DIFERENCIAL DO SHOPPING QUE, ENTRE OUTRAS AÇÕES, DESENVOLVE DESFILES DE MODA COM PRODUÇÃO DE GRANDE QUALIDADE A CADA NOVA ESTAÇÃO. NESSES ANOS DE HISTÓRIA O SHOPPING ANÁLIA FRANCO CONQUISTOU A REGIÃO E FOI CONQUISTADO PELOS MORADORES DO SEU BAIRRO, TENDO COMO COMPROMISSO CONSTANTE SURPREENDER SEUS CLIENTES. PRÓXIMO AO PARQUE CERET O PARQUE CERET ESTARÁ ABERTO A PARTIR DO PRÓXIMO FIM DE SEMANA (6 E 7 DE FEVEREIRO DE 2021). O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É DAS 6H ÀS 16H, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID. SEGUNDO A SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER, QUE ADMINISTRA O LOCAL, O NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO RESPEITA A FASE AMARELA DO PLANO SP, QUE RESTRINGE A ABERTURA DE LOCAIS PÚBLICOS A 40% DA CAPACIDADE TOTAL E FUNCIONAMENTO DE 10H POR DIA. ESTÃO PERMITIDAS CAMINHADAS AO AR LIVRE E COM USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS. A PRÁTICA NAS QUADRAS DE TÊNIS ESTÁ LIBERADA MEDIANTE AGENDAMENTO. SERÁ FEITA A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA DE FREQUENTADORES E FUNCIONÁRIOS. PESSOAS COM TEMPERATURA ACIMA DE 37,5° SERÃO PROIBIDAS DE ACESSAR. OS OUTROS APARELHOS DO PARQUE (QUADRAS, GINÁSIO, PLAYGROUNDS, ETC) CONTINUAM FECHADOS (DESDE DE 21 DE MARÇO), COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS. AS INFORMAÇÕES SÃO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, QUE ADMINISTRA O LOCAL. VEJA A PREVISÃO PARA A VERÃO 2021 E AS CARACTERÍSTICAS DA ESTAÇÃO DAS FLORES .O PARQUE CERET - CENTRO ESPORTIVO, RECREATIVO E EDUCATIVO DO TRABALHADOR FICA NA RUA CANUTO DE ABREU, S/N° (VER NO MAPA), VILA FORMOSA, ZONA LESTE DE SÃO PAULO E É ADMINISTRADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. COM 286.000 M² DE ÁREA, O PARQUE REÚNE UMA SÉRIE DE ATRAÇÕES ESPORTIVAS, DE LAZER E CULTURAIS - HÁ 3 PISCINAS - QUADRAS PARA DIVERSAS MODALIDADES, GINÁSIO, ENTRE OUTROS. TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS. PARQUE CERET HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 6H ÀS 22H SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: DAS 6H ÀS 20H TELEFONES: (11) 2672-1240 LOCALIZAÇÃO: RUA CANUTO DE ABREU, S/N°, VILA FORMOSA VER NO MAPA COMO IR AO CERET ÔNIBUS - LINHAS: 233A-10 ? J. HELENA ? CERET, 233C-10 ? TERMINAL A.E. CARVALHO ? CERET, 372U-10 - SANTA ISABEL - METRÔ TATUAPÉ, 4044-10 ? TERM. VILA CARRÃO ? CERET, 414P-10 ? VILA INDUSTRIAL ? PENHA E A 473T-10 ? METRÔ VILA MARIANA ? PQ. SÃO JORGE. CARRO - CLIQUE EM MAPA PARA TRAÇAR SEU ROTEIRO ESTACIONAMENTO NÃO HÁ MAIS ESTACIONAMENTO NO CERET. OS VEÍCULOS PODEM SER ESTACIONADOS NAS RUAS DO ENTORNO DO PARQUE, QUE COSTUMA TER VÁRIAS VAGAS DISPONÍVEIS, SEMPRE OBSERVANDO A SINALIZAÇÃO. SIGA O ÁREAS VERDES DAS CIDADES NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM - TODO DIA TEM NOVIDADES SOBRE PARQUES DO BRASIL E DO MUNDO, VIDA SAUDÁVEL, SUSTENTABILIDADE E BEM-ESTAR! VEJA A LISTA COMPLETA DOS PARQUES E PRAÇAS VISITADOS, FOTOGRAFADOS E RESENHADOS PELO SITE ÁREAS VERDES DAS CIDADES NO BRASIL E NO EXTERIOR CONHEÇA OS 10 MELHORES PARQUES DE SÃO PAULO INFRAESTRUTURA DO PARQUE CERET COM 286.000 M² DE ÁREA, O PARQUE REÚNE UMA SÉRIE DE ATRAÇÕES ESPORTIVAS: 3 PISCINAS 3 CAMPOS DE FUTEBOL OFICIAIS 1 CAMPO DE FUTEBOL SOCIETY, 3 QUADRAS DE BASQUETE 4 QUADRAS DE VÔLEI 1 QUADRA DE VÔLEI DE QUADRA 4 QUADRAS POLIESPORTIVAS, 6 QUADRAS DE TÊNIS (2 DE SAIBRO) 1 QUADRA DE BEACH SOCCER 1 CAMPO DE RUGBY 1 PISTA DE ATLETISMO COM SEIS RAIAS, 1 PISTA DE CAMINHADA OU CORRIDA 3 SALAS DE GINÁSTICA 1 SALA DE BOXE 1 UM GINÁSIO POLIESPORTIVO 2 LOCAIS PARA ARREMESSOS DE PESO E DISCO 2 CANCHAS DE BOCHA 5 ACADEMIAS AO AR LIVRE ATENÇÃO! PARA A UTILIZAÇÃO DA PISCINA É NECESSÁRIO FAZER A CARTEIRINHA. BASTA LEVAR FOTO 3X4, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E RG. AS PISCINAS FECHAM DURANTE O INVERNO. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PARQUE (COMO UTILIZAR AS QUADRAS, CAMPOS,ETC...), LIGUE PARA O TELEFONE DA ADMINISTRAÇÃO DO LOCAL, QUE É O (11) 2671-8788. PARA O LAZER, O CERET TAMBÉM TEM ÁREA PARA CHURRASCO E PIQUENIQUE (PARA RESERVAR É PRECISO AGENDAR COM A ADMINISTRAÇÃO (11 2671-8788). O PLAYGROUND TEM INSTALAÇÕES APROPRIADAS PARA AS CRIANÇAS CADEIRANTES SE DIVERTIREM. HÁ TAMBÉM UM ESPAÇO PET, OU CACHORRÓDROMO, PARA LEVAR OS CACHORROS PARA CORREREM LIVREMENTE OU PARA SEREM AMESTRADOS GRATUITAMENTE. PISCINA NO CERET O CERET TAMBÉM CONTA COM UM BALNEÁRIO COM 3 PISCINAS. VALE DESTACAR A PISCINA DE 100 M DE COMPRIMENTO POR 50 M DE LARGURA, QUE ARMAZENA CERCA DE 5,5 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA E ESTÁ ENTRE AS MAIORES DA AMÉRICA LATINA. BICICLETAS E CICLOVIA HÁ RESTRIÇÕES PARA O USO DE SKATES E BICICLETAS, PATINS DENTRO DO PARQUE, MAS PODEM SER USADAS NO BIKE PARK, QUE TEM CICLOVIA E PISTAS SEPARADAS PARA SKATE E PATINS, QUE ESTÁ LOCALIZADO NA ENTRADA DO CERET (RUA CANUTO DO VAL). ESPAÇO PET OU ÁREA EXCLUSIVA PARA CACHORROS ANIMAIS DOMÉSTICOS NÃO SÃO PERMITIDOS NO PARQUE: PARA OS CACHORROS FOI RESERVADO UM BOM ESPAÇO CHAMADO "CACHORRÓDROMO OU ESPAÇO PET" QUE TEM ENTRADA EXCLUSIVAMENTE PELO PORTÃO 6. NO CERET HÁ ADESTRAMENTO GRATUITO PARA CACHORROS, BASTANDO SE INSCREVER NO LOCAL AOS SÁBADOS PELA MANHÃ. QUANTO A SEGURANÇA, HÁ VIGIAS EM ALGUNS LUGARES NO DIA DA VISITA, QUE FOI PELA MANHÃ, DANDO-NOS A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. COMO O PARQUE FICA ABERTO ATÉ ÀS 22H NOS DIAS ÚTEIS, PESQUISAMOS COM FREQUENTADORES DO LOCAL À NOITE, SENDO INFORMADO QUE EXISTE UMA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL DEFICIENTE, QUE TRANSMITE UM POUCO DE INSEGURANÇA NESSE PERÍODO DO DIA. NÃO HÁ LANCHONETES NO INTERIOR DO PARQUE. NOS FINAIS DE SEMANA PODE-SE COMPRAR ÁGUA, REFRIGERANTES E "PETISCOS" DE AMBULANTES QUE FICAM FORA DO PARQUE. CONHEÇA A LISTA DE OUTROS PARQUES NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO VISITADOS PELO ÁREA VERDES DAS CIDADES OS 10 MELHORES PARQUES DE SÃO PAULO, SEGUNDO O SITE ÁREAS VERDES DAS CIDADES PARQUES DE SÃO PAULO - LISTA COMPLETA (POR REGIÃO, ZONA E BAIRROS DA CIDADE) A MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DO PARQUE DEIXA UM POUCO A DESEJAR (BEBEDOUROS, TAMPAS DOS VASOS SANITÁRIOS, ETC...). A EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO LESTE II DA PREFEITURA ORGANIZA TRILHAS ECOLÓGICAS MONITORADAS VOLTADAS PARA FREQUENTADORES DO PARQUE, ESTUDANTES, EDUCADORES E VISITANTES, DESTACANDO TODAS AS CURIOSIDADES PRESENTES NO PARQUE. OS GRUPOS INTERESSADOS PODEM AGENDAR PELO TELEFONE (11) 2268-0744, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA DAS 8H ÀS 17H. A ESCOLA ESTUFA LUCY MONTORO TEM PROGRAMAS DE IMPLANTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES E COMUNITÁRIAS, COM O INTUITO DE CONSCIENTIZAR À COMUNIDADE SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO ENSINO DAS TÉCNICAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS E OUTRAS PLANTAS. OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A COORDENADORIA DE CONVIVÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL (CONPARES), NOS TELEFONES: (11) 3113-9629 OU (11) 3113-9683. HISTÓRIA DO CERET ANTES DE PASSAR ÀS MÃOS DA FUNDAÇÃO CERET, O ESPAÇO ERA UMA RESERVA DE MATA ATLÂNTICA COM 750.000 METROS QUADRADOS, FORMADA POR ÁRVORES DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES, CONHECIDA POR MATA PAULA SOUZA. EM 1970, ATRAVÉS DE DECRETO, O GOVERNADOR ABREU SODRÉ DESAPROPRIOU A ÁREA, DANDO INÍCIO À CONSTRUÇÃO DE CENTRO DESTINADO AO TRABALHADOR, QUE OCUPA MENOS DA METADE DA MATA ORIGINAL. AS OBRAS TIVERAM INÍCIO EM 1973 E, EM 1974, A ESTÁTUA DE DAVI (RÉPLICA DA OBRA DE MICHELANGELO, DOADA PELO GOVERNO ITALIANO) FOI RETIRADA DO ESTÁDIO DO PACAEMBU, HOJE ESTÁDIO PAULO MACHADO DE CARVALHO, PARA OCUPAR A ENTRADA DO CERET. VALE A PENA NO PARQUE CERET PERCORRER OS TRÊS TIPOS DE PISTAS EXISTENTES NO PARQUE, SENDO UMA OFICIAL DE ATLETISMO COM PISO DE CARVÃO (400 METROS DE EXTENSÃO), UMA PISTA DE ASFALTO COM UM PERCURSO DE 1600 METROS E UMA MAIOR QUE CIRCUNDA TODO O LOCAL, QUE É DE TERRENO MISTO, SENDO PARTE DE TERRA BATIDA E OUTRA DE ASFALTO COM 2.200 METROS; PRATICAR, PARA QUEM GOSTA, FUTEBOL, RÚGBI, VÔLEI E OUTROS ESPORTES, AGENDANDO PREVIAMENTE NA ADMINISTRAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE QUADRAS/CAMPOS PARA TAL; CONHECER UMA DAS MAIORES PISCINAS DA AMÉRICA LATINA, QUE MEDE 100 POR 50 M; UTILIZAR OS QUIOSQUES EXISTENTES PARA FAZER PIQUENIQUES, POIS FICAM NUMA ÁREA AGRADÁVEL (AGENDAR COM A ADMINISTRAÇÃO).FÁCIL ACESSO A SALN FAHA MALUF, FÁCIL ACESSO AS MARGINAIS TIETÊ, PINHEIROS.FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS A HISTÓRIA DO AEROPORTO DE SÃO PAULO, COMO ERA CHAMADO NA ÉPOCA, REMETE A 1947, QUANDO O AEROPORTO DE CONGONHAS REGISTROU UM IMENSO MOVIMENTO PARA SUA CAPACIDADE OPERACIONAL DE PASSAGEIROS E CARGA. POR ISSO, O ENTÃO SECRETÁRIO DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO NOMEOU EM 1951 UMA COMISSÃO PARA LEVANTAR AS POSSÍVEIS ÁREAS CAPAZES DE RECEBER UM AEROPORTO. FORAM IDENTIFICADAS E CATALOGADAS 23 E A ESCOLHA RECAIU SOBRE O ANTIGO DISTRITO DE SANTO ÂNGELO NA CIDADE DE MOGI DAS CRUZES, MAS NADA DE FATO FOI REALIZADO. A PARTIR DA DÉCADA DE 1960, POLÍTICAS VOLTADAS À INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS FORÇAVAM O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA QUE MOTIVASSE A FUNDAÇÃO DE EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS, CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO PERÍODO. O SURGIMENTO DE AVIÕES DE GRANDE PORTE EXIGIU PISTAS MAIORES, MOTIVANDO VÁRIAS REFORMAS NO ANTIGO CAMPO DE AVIAÇÃO DE VIRACOPOS, EM CAMPINAS, TRANSFORMANDO-O EM 1960 NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS/CAMPINAS COM 3240 METROS DE PISTA. AS PISTAS DE CONGONHAS FICARAM LIMITADAS, CAPAZES APENAS DE RECEBER VOOS DOMÉSTICOS E ALGUNS POUCOS INTERNACIONAIS PROCEDENTES DA AMÉRICA DO SUL. DIANTE DAS DEMANDAS DO CRESCIMENTO NACIONAL, O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA PROMOVE A CRIAÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROJETO AEROPORTO INTERNACIONAL (CCPAI), PRESIDIDA PELO TENENTE-BRIGADEIRO E FUTURO MINISTRO DA AERONÁUTICA ARARIPE MACEDO. O COMITÊ FOI DESIGNADO PARA ARQUITETAR AS DIRETRIZES DE IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA, POIS A AVIAÇÃO COMERCIAL A JATO IMPUNHA TRANSFORMAÇÕES QUE NÃO PODERIAM SER RESOLVIDAS COM SIMPLES AJUSTES. A CCPAI CONFIOU OS ESTUDOS À EMPRESA BRASILEIRA HIDROSERVICE, CONSORCIADA ÀS CANADENSES ACRES E PARKIN. ENTRE AS DIVERSAS CONCLUSÕES DESTE ESTUDO, DESTACOU-SE QUE O RIO DE JANEIRO TERIA UM POTENCIAL DE TRÁFEGO DE PASSAGEIROS MAIOR QUE SÃO PAULO, DEVIDO À METRÓPOLE OFERECER MELHORES CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE OPERAÇÃO DAS AERONAVES. NA ÉPOCA, AS DUAS CIDADES SOZINHAS CONCENTRAVAM 55% DO TRÁFEGO AÉREO DOMÉSTICO E 90% DO TRÁFEGO INTERNACIONAL DO PAÍS. MEDIANTE OS FATOS, ERA IMPORTANTE A CONSTRUÇÃO DE DOIS AEROPORTOS INTERNACIONAIS NAS DUAS CIDADES E O RIO DE JANEIRO SEDIARIA O PRINCIPAL COMPLEXO AEROPORTUÁRIO INTERNACIONAL DO PAÍS. DOS LOCAIS ANALISADOS, A BASE AÉREA DO GALEÃO NO RIO DE JANEIRO E A BASE AÉREA DE SÃO PAULO ERAM OS QUE OFERECIAM MAIORES BENEFÍCIOS, POIS NAQUELE PERÍODO PARA O GOVERNO MILITAR ERA CONVENIENTE ALIAR OS INTERESSES DA AVIAÇÃO COMERCIAL E MILITAR. O NOVO AEROPORTO DE SÃO PAULO/GUARULHOS DEVERIA SER, PORTANTO, IMPLANTADO O MAIS QUANTO ANTES, VISANDO POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-OPERACIONAL DO PRINCIPAL AEROPORTO INTERNACIONAL DO BRASIL. EMBORA O ESTUDO RECONHECESSE QUE O AEROPORTO DE CAMPINAS POSSUÍA MELHORES CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E TOPOGRÁFICAS, FOI CONSIDERADA A DISTÂNCIA DE 95 KM DE SÃO PAULO, (UMA SÉRIA RESTRIÇÃO AO CONFORTO DOS USUÁRIOS) E A CRISE DO PETRÓLEO NA ÉPOCA. AINDA FORAM REALIZADOS ESTUDOS DE VIABILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA PARA TRENS DE ALTA VELOCIDADE. NO ENTANTO O INVESTIMENTO SE PROVOU INEXEQÜÍVEL NA ÉPOCA, POIS NÃO HAVERIA DENSIDADE DE TRÁFEGO SUFICIENTE PARA JUSTIFICÁ-LO. ESTA PERSPECTIVA HOJE FOI REVISTA E O PROJETO DO EXPRESSO BANDEIRANTES ESTÁ EM ANDAMENTO. AS OBRAS PARA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO INICIARAM-SE APÓS APROVAÇÃO DO ESTUDO FEITO PELA COMISSÃO E INAUGURADO EM 20 DE JANEIRO DE 1977. AO CONTRÁRIO DO QUE OCORREU NO RIO DE JANEIRO, EM SÃO PAULO O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA AVALIOU SER ESSENCIAL ENVOLVER O GOVERNO DO ESTADO. EM QUATRO DE MAIO DE 1976 O ENTÃO GOVERNADOR PAULO EGÍDIO MARTINS FIRMOU UM ACORDO NO QUAL CONSTAVA QUE EM TODAS AS ETAPAS DE INSTAURAÇÃO DO NOVO AEROPORTO ? DA ESCOLHA DO LUGAR À CONSTRUÇÃO ? O ESTADO DE SÃO PAULO SERIA RESPONSÁVEL. TAMBÉM FICOU ACORDADO QUE AS OBRAS SERIAM FINANCIADAS PELO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA (55%) E GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (45%). MAS DESDE A ESCOLHA DO LOCAL ONDE SERIA ERGUIDO O AEROPORTO, O ASSUNTO MOSTROU-SE POLÊMICO. CAMPINAS ESTAVA CERTA PARA ABRIGAR O AEROPORTO, MAS O GOVERNADOR DECIDIU QUE ERA PRECISO REEXAMINAR A ESCOLHA, POIS ELE PENSAVA QUE A REGIÃO ESTAVA URBANIZADA DEMAIS. NOVOS ESTUDOS E LEVANTAMENTOS EXECUTADOS INDICAVAM QUE A CIDADE DE IBIÚNA ABRIGAVA AS CONDIÇÕES IDEAIS. EM 15 DE SETEMBRO DE 1975, PAULO EGÍDIO ASSINA UM DECRETO DECLARANDO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO CERCA DE 60 QUILÔMETROS QUADRADOS DE ÁREAS DE TERRA EM IBIÚNA. CONTUDO UMA SÉRIE DE DISPUTAS ENVOLVENDO A ESCOLHA DA REGIÃO INICIOU-SE, E SÓ FOI AMENIZADA EM MARÇO DE 1977, QUANDO PAULO EGÍDIO DECRETOU QUE UMA NOVA ÁREA DE 60 QUILÔMETROS QUADRADOS, SITUADA EM CAUCAIA DO ALTO, DISTRITO DA CIDADE DE COTIA SEDIARIA O AEROPORTO. ISSO FOI O ESTOPIM PARA QUE PROTESTOS INICIASSEM. A RESERVA FLORESTAL DO MORRO GRANDE, UM DOS ÚLTIMOS VESTÍGIOS DA MATA ATLÂNTICA, SERIA PARCIALMENTE DESMATADA. SURGIU A COMISSÃO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO DA COMUNIDADE, REUNINDO QUASE SETENTA ENTIDADES PREOCUPADAS COM O MEIO AMBIENTE. O GOVERNO PROMETEU REFLORESTAR A REGIÃO, ARGUMENTOU OS BENEFÍCIOS DO NOVO TERMINAL, LEVANTOU FUNDOS PARA A OBRA, MAS ELA NÃO SAIU DO PAPEL. O GOVERNO FEDERAL DEFENDIA A OPÇÃO POR GUARULHOS PORQUE PESAVA O FATO DE O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA TER DOADO 10 QUILÔMETROS QUADRADOS DE TERRAS PERTENCENTES À BASE AÉREA DE SÃO PAULO PARA CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO AEROPORTUÁRIO. A ESCOLHA DE QUALQUER OUTRO LUGAR ACARRETARIA GRANDES CUSTOS COM DESAPROPRIAÇÕES, COLOCANDO EM RISCO A VIABILIDADE DO PROJETO. POR OUTRO LADO, OUTRA CORRENTE DEFENDIA QUE ERA INVIÁVEL A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO NO SÍTIO DE CUMBICA, DEVIDO ÀS CONSTANTES CERRAÇÕES NA REGIÃO QUE JÁ AFETAVAM AS OPERAÇÕES DA BASE AÉREA. A NEBLINA OCORRE DEVIDO À PROXIMIDADE DA SERRA DA CANTAREIRA E DE VÁRIAS ÁREAS ALAGADAS PELO RIO BAQUIRIVU-GUAÇU. A DECISÃO DE CONSTRUIR O NOVO AEROPORTO FOI TOMADA NA GESTÃO DO PRESIDENTE ERNESTO GEISEL, MAS A ELABORAÇÃO DO PROJETO FICOU PARA O PRÓXIMO GOVERNO. O PRESIDENTE SEGUINTE, JOÃO FIGUEIREDO, MANTEVE O MINISTRO DA AERONÁUTICA, BRIGADEIRO DÉLIO JARDIM DE MATOS, E COLOCOU-O A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DA OBRA. PAULO MALUF, ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, INICIOU UMA SÉRIE DE DISCUSSÕES COM O MINISTRO DA AERONÁUTICA E O PRESIDENTE FIGUEIREDO, NAS QUAIS DEFENDEU QUE SÃO PAULO NÃO TERIA CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE ARCAR COM SUA PARTE NO PROJETO. O ACORDO QUE TINHA SIDO FIRMADO EM 1976, NÃO PODE SER CUMPRIDO E A AERONÁUTICA ARCOU COM 92% DOS RECURSOS E O ESTADO COM O RESTANTE DO INVESTIMENTO. NA ÉPOCA, O PREFEITO DE GUARULHOS, NÉFI TALES, REIVINDICOU AO MINISTRO DA AERONÁUTICA UM PLEBISCITO ENTRE OS MORADORES DA CIDADE. OS GUARULHENSES NÃO QUERIAM O NOVO AEROPORTO METROPOLITANO NA CIDADE, MAS NADA MAIS PODIA SER FEITO. DE 23 DE SETEMBRO DE 1974 A 15 DE DEZEMBRO DE 1982, CINCO DECRETOS ESTADUAIS DESAPROPRIARAM VÁRIAS ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO. EM 28 DE JANEIRO DE 1983 OUTRO DECRETO AUTORIZOU A DESAPROPRIAÇÃO DE POUCO MAIS DE 44 MIL METROS QUADRADOS EM NOVA BONSUCESSO, EM GUARULHOS, PARA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RÁDIO NAVEGAÇÃO PARA A PISTA 27. EM SETE DE OUTUBRO DO MESMO ANO, OUTRO DECRETO AUTORIZOU A DESAPROPRIAÇÃO DE POUCO MAIS DE DOIS MIL METROS QUADRADOS PARA A INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RÁDIO NAVEGAÇÃO PARA PISTA 09 NA VILA IZABEL NA CAPITAL DE SÃO PAULO. EM MAIO DE 1979, O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA CRIOU A COMISSÃO COORDENADORA DO PROJETO SISTEMA AEROPORTUÁRIO DA ÁREA TERMINAL DE SÃO PAULO (COPASP). ALÉM DE ORGANIZAR O PLANEJAMENTO DO NOVO AEROPORTO E CONCRETIZAR SUA CONSTRUÇÃO, ESTA COMISSÃO TINHA A FINALIDADE DE ESTUDAR, PROJETAR E CONSTRUIR UM SISTEMA AEROPORTUÁRIO QUE ENVOLVESSE TODA GRANDE SÃO PAULO, CONSTITUÍDO PELOS AEROPORTOS DE CONGONHAS, VIRACOPOS, CAMPO DE MARTE E SANTOS. O PLANO DIRETOR DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO/GUARULHOS FOI ELABORADO PELA IESA (INTERNACIONAL DE ENGENHARIA S/A) ENTRE AGOSTO DE 1980 E JANEIRO DE 1981 E FOI APROVADO EM 1983. O PROJETO FOI IDEALIZADO PARA QUE O AEROPORTO PUDESSE RECEBER A DEMANDA DE VOOS DOMÉSTICOS DA GRANDE SÃO PAULO, COM EXCEÇÃO DA PONTE AÉREA RIO ? SÃO PAULO; VOOS INTERNACIONAIS PROCEDENTES DA AMÉRICA DO SUL; E SERVIR DE ALTERNATIVA AO AEROPORTO DE VIRACOPOS.